quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Hora da Clarice



Clarice Lispector| A Hora da Estrela é o nome da exposição que homenageia uma das mais importantes escritoras brasileiras. A exposição que teve um enorme sucesso no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, agora está no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e fica por lá até o dia 05 de outubro.

A mostra é uma viagem pelo universo da escritora e pretende revelar um pouco da obra daquela que ocupa um lugar único na literatura brasileira. Visitar a exposição é uma chance única de ver fotografias, manuscritos de seus livros com anotações, correspondências como as delas para Érico Veríssimo, documentos pessoais como sua carteira profissional de jornalista e primeiras edições de seus livros. O visitante vai ter a oportunidade de assistir ao vídeo cedido pela TV Cultura de uma entrevista da escritora dada a Júlio Lerner, essa é a única imagem em movimento de Clarice Lispector.

A exposição ocupa oito salas do primeiro andar do CCBB e logo na entrada, o visitante tem a imagem do olhar marcante de Clarice Lispector. Logo depois, temos outras três fotos da escritora que deixam transparecer frases de alguns dos seus livros. Ainda tem uma sala que é inspirada no quarto de empregada, do livro Paixão segundo G.H.. Já a outra conta com um jogo de espelhos e luz, que permitem que o visitante se misture com os trechos dos livros da escritora.

- " Quem conhece irá desfrutar; quem não conhece, será instigado a conhecer, e ser um novo leitor de Clarice", explica a curadora Júlia Peregrino que divide a curadoria da exposição com o poeta Ferreira Goulart.

Não deixem de visitar a exposição Clarice Lispector|A Hora da Estrela é uma mistura de emoções, surpresas e segredos que são revelados em uma bela mostra.


Visitem e depois comentem o que acharam. Até a próxima!


Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro (3808-2020), 1º andar

Funcionamento: de 3ª a dom., de 10h às 21h

Encerramento: dia 05 de outubro

Entrada franca

www. bb.com.br/cultura